Acessibilidade A | A | A VLibras

VLibras
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
> Notícias
Notícias

TRT-10 é o primeiro tribunal no DF a receber o projeto que dissemina cultura da honestidade



 O Tribunal Regional do Trabalho da 10 Região (TRT-10) foi o primeiro tribunal no Distrito Federal a receber o projeto “Picolé para Todos”, que pretende disseminar a cultura da honestidade através de um ato simples: a compra de picolés sem a assistência de um vendedor ou de vigilância por câmeras. A iniciativa foi apresentada a magistrados e servidores do regional em palestra proferida pelo idealizador e professor Marcelo Lima, na tarde da última segunda-feira (8).

Na abertura do evento, a presidente do Tribunal, desembargadora Maria Regina Machado Guimarães, parabenizou Marcelo Lima pela iniciativa e também agradeceu à Associação dos Servidores do TRT-10 (ASDR) pela parceria na implantação do projeto, que futuramente poderá ser adotado também em outras unidades do regional. “O seu projeto, agora, também é o nosso projeto”, disse a magistrada. “Que a nossa honestidade ajude a melhorar a vida de muitas pessoas e muitas instituições”, completou.

Além do TRT-10, o “Picolé para Todos” também está presente em mais de 150 locais na capital federal, desde igrejas, condomínios residenciais a órgãos públicos, dialogando diariamente com cerca de 260 mil pessoas. Segundo o professor Marcelo Lima, a ideia surgiu em uma viagem à Inglaterra, começou a ser desenvolvida no Brasil – com a ajuda de administradores, psicólogos e psicopedagogos, e foi implementada inicialmente na escola em que lecionava. Para o autor da proposta, o intuito não é testar a honestidade, mas sim disseminar a cultura da honestidade.

Marcelo explicou que, para a execução da iniciativa, um frezzer cheio de picolés fica disponível e as pessoas podem escolher o picolé que quiser e deixar em uma urna R$2. Todo dinheiro arrecadado é usado para compra de novos picolés. Para aquele que pegar o picolé e esquecer de deixar a quantia, o professor afirma que não há problemas, mas que a quantidade de picolés da próxima remessa dependerá da arrecadação anterior.

“Eu quero mostrar para vocês que a corrupção no Brasil encarece tudo”, observou. De acordo com Marcelo, a luta de quem vai vencer a corrupção é individual e a mudança deve começar em cada um de nós. “Espero que realmente mudemos o Brasil quando tivermos a sensação de vir para o trabalho e saber que aqui é o melhor lugar para se estar”, declarou o idealizador do “Picolé para Todos”.

O frezzer do TRT-10 foi colocado no corredor do primeiro andar do edifício-sede. Participe!

(Bianca Nascimento)


Esta notícia já foi lida 300 vezes
Notícia publicada em 09/10/2018    

mais notícias...



Mapa do site
Atendimento ao público externo de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9 às 18 horas
Sede: SAS Quadra 1, Bloco "D" Praça dos Tribunais Superiores - Brasília/DF - CEP: 70097-900
Localização das Unidades
(61) 3348-1100
CNPJ 02.011.574/0001-90
 
Versão anterior do site